EDD356-Didática de Arte I | Estudo dos fundamentos teórico-metodológicos que norteiam a ação/reflexão da pedagogização da arte em uma perspectiva socio-histórico brasileira. Sujeitos, saberes e instituições envolvidos na relação ensino/aprendizagem em arte. Dimensões político-pedagógicas da história do ensino da arte no Brasil e no mundo. Arte como linguagem e pesquisa de significados culturais.
___ BIBLIOGRAFIA BÁSICA ___
1 - AMARAL, Aracy. Arte para quê: a preocupação social na arte brasileira, 1930 ? 1970. São Paulo: Nobel, 1984.
2 - ARNHEIM, Rudolf. Arte e Percepção Visual: uma psicologia da visão criadora: nova versão. São Paulo: Pioneira e EDUSP, 1980.
3 - BARBOSA, Ana Mae (org.). Ensino da Arte: memória e historia. São Paulo: Perspectiva, 2008.
4 - BARBOSA, Ana Mae (Org.). Arte-educação: leitura no subsolo. São Paulo: Cortez, 2005.
5 - BARBOSA, Ana Mae. Arte-Educação no Brasil. São Paulo: Perspectiva, 2005.
6 - BATISTA, Sueli Soares dos Santos. Elementos para uma reflexão sobre arte e educação a partir da teoria crítica. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar)?Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.
7 - BUORO, Anamélia Bueno. Olhos que Pintam: a leitura da imagem e o ensino da arte. São Paulo: Educ; Fapesp e Cortez, 2002.
8 - CUNHA, Luiz Antônio. O ensino de Ofícios artesanais e manufatureiros no Brasil escravocrata. São Paulo: Editora UNESP; Brasília, DF: FLACSO, 2005.
9 - ______. O ensino de Ofícios nos primórdios da Industrialização. São Paulo: Editora UNESP; Brasília, DF: FLACSO, 2005a.
10 - Enciclopédia Itaú cultural/artes visuais. Escolinha de Arte do Brasil. Disponível em:.
11 - FUSARI, Maria F. R. & FERRAZ, Maria Heloísa. Arte na Educação Escolar. São Paulo: Cortez, 2001.
12 - HERNADEZ, Fernando. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho. Porto Alegre: Artmed, 2000.
13 - PENTEADO, A. M. O Argumento do Auditório: o que dizem os alunos sobre o ensino de arte em suas escolas? . Tese de Doutorado em ?Educação". Rio de Janeiro, Faculdade de Educação.
|
|
|