BQM031-Ciência, História e Sociedade
A disciplina se propõe a discutir de forma geral e introdutória os fundamentos de História da Ciência e de História contemporânea. Discussão acerca dos elementos histórico-sociais na formação da Ciência contemporânea e seu papel, em termos históricos, na sociedade contemporânea. Pincipais eixos: 1-A dimensão histórica do conhecimento: para que serve a História?; 2- História da Ciência contemporânea; 3- Aspectos do neoliberalismo.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
1) Manifesto: A concepção científica do mundo: o círculo de Viena. 1929.
2) Bacon, F. A sabedoria dos antigos. São Paulo: Editora da UNESP, 2002.
3) Bacon, F. O progresso do conhecimento. São Paulo: Editora da UNESP, 2007.
4) Entralgo, P. L. Técnica y humanismo en la formacion del hombre actual. In: Ciência, técnica y medicina. Madrid: Alianza editorial, 1986. (pp. 161-173).
5) Butterfield, H. As origens da ciência moderna. Rio de Janeiro: edições 70, 1992.
6) Canguilhem. G. La formation du concept de réflexe aux xviie et xviiie siècles. Paris: Presses Universitaires de France, 1955.
7) Canguilhem. G. The concept of reflex. In: Delaporte, F. (Ed.). A vital rationalist: selected wrintings from Georges Canguilhem. New York: Zone Books, 2000.
8) Canguilhem. G. O conceito de reflexo no século XIX. In: Canguilhem. G. Estudos de história e de filosofia das ciências. Rio de Janeiro: Forense, 2012.
9) Dummett, M. Truth and other enigmas. Harvard University Press, 1978.
10) Feyerabend, P. K. Against Method. New Left Books, 1975.
11) Fleck, L. La gênesis y el desarrollo de um hecho científico. Madrid: Alianza Editorial, 1986.
12) Hegenberg, L. Definições: Termos teóricos e significado. São Paulo: Cultrix, 1974.
13) Hempel, C. Aspects of Scientific explanation and other essays in the Philosophy of Science.Free Press, 1965.
14) Hull, D. Filosofia da ciência biológica. Rio de Janeiro: Zahar editores, 1975.
15) Kant, I. Primeiros princípios metafísicos da ciência da natureza. Lisboa: Edições 70, 1990.
16) Kant, I. [1783] O que é o esclarecimento?
17) Koyré, A. Estudos de História do pensamento científico. Brasília: Editora UNB, 1982.
18) Koyré, A. Estudos Galilaicos. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1986.
19) Kuhn, T. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Editora perspectiva, 1994.
20) Kuhn, T. Science: The history of science. In: Sills, D. L. (Org.). International Encyclopedia of the social sciences. Vol. 14. Nova York: Macmillan, 1968. pp. 74-83.
21) Kuhn, T. Lógica da descoberta ou Psicologia da pesquisa? In: Lakatos, I.; Musgrave, A. A crítica e o desenvolvimento do conhecimento. São Paulo: Editora Cultrix, 1979a. pp. 05-32.
22) Kuhn, T. Reflexões sobre os meus críticos. In: Lakatos, I.; Musgrave, A. A crítica e o desenvolvimento do conhecimento. São Paulo: Editora Cultrix, 1979b. pp. 285-343.
23) Kuhn, T. A tensão essencial. Lisboa: edições 70, 1989.
24) Kuhn, T. The Essential Tension. University of Chicago Press, 1977.
25) Kuhn, T. O caminho desde a estrutura. São Paulo: Editora Unesp, 2006.
26) Lacey, H. Valores e atividade científica. São Paulo: Discurso editorial, 1998.
27) Lacey, H. Valores e atividade científica 1. São Paulo: Editora 34, 2008.
28) Lacey, H. Existe uma distinção relevante entre valores cognitivos e sociais? Scientiae Studia. São Paulo, vol. 1, n. 2, 2003. pp. 121-49.
29) Lacey, H. O princípio de precaução e a autonomia da ciência. Scientiae Studia. São Paulo, vol. 4, n. 3, 2006. pp. 373-92.
30) Lacey, H. Aspectos cognitivos e sociais das práticas científicas. Scientiae Studia. São Paulo, vol. 6, n. 1, 2008a. pp. 83-96.
31) Lacey, H. Ciência, respeito à natureza e bem-estar humano. Scientiae Studia. São Paulo, vol. 6, n. 3, 2008b. pp. 297-327.

Fonte: Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA)