EDD636-Educ e Comunicação II (Libras)
O estudo de LIBRAS na formação do professor em uma visão inclusiva de Educação. Cultura surda e comunidade. As comunidades surdas no Brasil. Surdez e Patologia. Surdez e diferença. Gramática em LIBRAS. Vocabulário básico. Exercícios e diálogos: família, apresentação, saudação, e sentimentos; objetos, alimentos e bebidas; corpo humano; animais; vestuário. Acessórios e cores; profissões e sistemas monetários; meios de transportes e viagens; países, estados e cidades; calendário, condições climáticas e estações do ano; mitos, lendas e crenças. Exercício para o desenvolvimento da percepção e uso do espaço e do corpo.

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA
1) BRASIL. DECRETO Nº 5.626, DE 22 DE DEZEMBRO DE 2005. Decreto Lei de Libras. Disponível em: . Acesso em: dez. 2011.
2) ________. LEI FEDERAL Nº 10.436 de 24/04/2002. Reconhece a Língua Brasileira de Sinais ? Libras. Brasília ? DF Disponível em: . Acesso em: dez. 2011.
3) BRITO, L. F. Integração Social e Educação de Surdos. Rio de Janeiro: Ed. Babel, 1993.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
1) FELIPE, T. A. Libras em Contexto - manual do estudante, Brasília: MEC, 2001.
2) FERNANDES, E. Linguagem e Surdez. Porto Alegre: Artmed, 2003.
3) FERNANDES, S. É possível ser surdo em português? Língua de sinais e escrita: em busca de uma aproximação. In: Skliar, C. Atualidade da educação bilíngüe para surdos. Porto Alegre: Mediação, 1999.
4) FERREIRA, M. C. C., ZAMPIERI, M. A. Atuação do professor ouvinte na relação com o aluno surdo: relato de experiência nas séries iniciais do ensino fundamental. In: LODI, A. C. B. (org.) Leitura e escrita no contexto da diversidade. Porto Alegre: Mediação, 2004.
5) GUARINELLO, A. C. O papel do outro na escrita de sujeitos surdos. São Paulo: Plexus, 2007.
6) PAULA, L. S. B. de. Linguagem e a Surdez. Revista Espaço: informativo técnico científico do INES. nº 20 dez./2003- Rio de Janeiro: INES, 2003.

Fonte: Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA)