EQB061-Biossegurança
Definição, histórico, campos de aplicação, simbologia aplicada, causas freqüentes de acidentes de laboratórios, riscos ambientes (físicos, químicos e biológicos), classes de risco biológico, níveis de biossegurança, vias de penetração dos agentes de risco biológico, mapa de risco, procedimentos de contenção, barreiras primárias (EPI e EPC) e barreiras secundárias, métodos de desinfecção química. Boas práticas de Biossegurança e de laboratório. Estudos de casos problemas e soluções. Medidas de prevenção e educativas aplicadas. Biossegurança e organismos transgênicos e Legislação aplicada no Brasil e no mundo. Segurança química em laboratórios de biotecnologia. Descarte e classificação de resíduos. Bioética e Biossegurança na atualidade.

___BIBLIOGRAFIA BÁSICA___
1) Hirata, Mario Hiroyuki, Manual de Biossegurança, Editora Manole, São Paulo, p. 520, 2002.
2) Silvio Valle, José Luiz Telles. Bioética e Biorrisco ? Abordagem Transdisciplinar. 1ª Edição. Editora Interciência, Rio de Janeiro, p. 417, 2002.
3) Marco Antônio Ferreira da Costa. Qualidade em Biossegurança. 1ª Edição, Editora Qualitymark, Rio de Janeiro, 116 p., 2000.


Fonte: Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA)