CFB007-Divulgação Científica I
Panorama geral sobre as distintas linguagens e veículos utilizados na divulgação científica (DC), da tecnologia e da saúde, bem como os distintos atores envolvidos neste processo. Desafios contemporâneos da DC, vantagens e limitações dos veículos e linguagens. A avaliação será através da produção de trabalhos de DC e participação em ações desenvolvidas em escolas e espaços não formais de ensino pelos projetos de extensão envolvidos na disciplina.
Projetos de Extensão: "Ciência e Cognição - Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências" e "Construindo o Saber 2016".

___BIBLIOGRAFIA BÁSICA___
1- ARANHA, G.; CHICHIERCHIO, M.; SHOLL-FRANCO, A. (2015). A divulgação científica como instrumento de desmitificação e conscientização pública sobre neurociências. In: EKUNI, R.; ZEGGIO, L.; BUENO, O.F.A. (Org.) Caçadores de Neuromitos (pp. 204-220). São Paulo (SP): Memnon.
2- ARANHA, G.; SHOLL-FRANCO, A. (2012a). Evolução e Adaptação nos Sistemas da Escritura: Narrativa Transmídia e Cognição. In: KIRCHOF, E. (Org.). Novos Horizontes para a Teoria da Literatura e das Mídias (pp. 93-105). Porto Alegre: ULBRA.
3- ARANHA, G.; SSHOLL-FRANCO, A. (2012b). (Org.) Caminhos da Neuroeducação. 2ª Ed. Rio de Janeiro: Ciências e Cognição.
4- BAUER, M. W.; PETKOVA, K.; BOYADJJEWA, P. (2000). Public knowledge of and attitudes to science ? alternative measures. Science, Technology & Human Values 25 (1): 30-51.
5- JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
6- SHOLL-FRANCO, A. (2015). Bases morfofuncionais do sistema nervoso In: Neuropsicologia Hoje. 2ª Edição (pp. 25-48). Porto Alegre: Grupo A Artmed.
7- SHOLL-FRANCO, A.; MIGUEL, A.C.; GUEDES, S. (2014). Desenhando Emoções. Rio de Janeiro/RJ: Ciências e Cognição.
8- SHOLL-FRANCO, A.; BARRETO, T.M.; ASSIS, T. S. (2014). Neuroeducação e Inteligência: Como as Artes e a Atividade Física Podem Contribuir para a Melhora Cognitiva. In: Virgulin, A.M.R. & Konkiewitz, E.K. (Org.) Altas Habilidades/Superdotação, Inteligência e Criatividade. (pp. 139-160). Campinas (SP): Papirus Editora.
9- SHOLL-FRANCO, A. (2015). Ponto de Vista: Deturpações e Oportunismos. Revista Neuroeducação, 3: 66.
10- SHOLL-FRANCO, A.; ARANHA, G. (2015). Tecnologia para Aprender. Revista Neuroeducação, 4: 42-49.

Fonte: Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA)