EFC123-Fundamentos da Natação
Aspectos da origem e evolução da natação, princípios das técnicas básicas das habilidades motoras específicas, noções das regras e o contexto sócio-histórico-cultural e princípios didático-pedagógicos de ensino da natação.

___BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA___
1) GUTIERRES FILHO, Paulo. A Psicomotricidade relacional em meio aquático. São Paulo: Manole, 2003.
2) LIMA, W. U. Ensinando natação. São Paulo: Phorte, 2009.
3) MAGLISCHO, E.W. Nadando o mais rápido possível. São Paulo: Manole, 2010.
___BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR___
1) BUENO, J. M. Psimotricidade: teoria&prática ? estimulação, educação e reeducação psicomotora com atividades aquáticas. São Paulo: Lovise, 1998.
2) BURKHARDT, R.; ESCOBAR, M. Natação para portadores de deficiências. Rio de Janeiro: Ao livro Técnico, 1985.
3) CANTARINO, M.C. Introdução à didáctica da natação: adaptação ao meio aquático. Lisboa: Compedium, 1982.
4) CATTEAU, R.; GARROF, G. O ensino da natação. São Paulo: Manole,1990.
5) COLWIN, C. Nadando para o século XXI. São Paulo; Manole, 2002.
6) MAGLISCHO, E.W. Nadando ainda mais rápido. São Paulo: Manole, 1999.
7) PALMER, M. L. A ciência do ensino da natação. São Paulo: Manole, 1990.
8) SANTOS, C. A. Natação: ensino e aprendizagem. Rio de Janeiro: Sprint, 1996.

Fonte: Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA)