ICP135-Projeto de Carreira
Identidade Profissional: Relações entre formação e carreira profissional; Perfis profissionais na área de computação e identidade profissional; Plano de carreira. Comunicação profissional: comunicação e contexto-leitura, compreensão e escrita de textos técnicos/acadêmicos; Autorregulação da Aprendizagem: Projetos de aprendizagem; Aprendizagem universitária; Gestão de tempo. Cidadania e dimensões do trabalho: o trabalho e a sociedade; Ética, sociedade e trabalho; Legislação-aspectos individuais.

___BIBLIOGRAFIA BÁSICA___
1) Perrenoud, P.: Avaliação - da excelência à regulação das aprendizagens: entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
2) Zimmerman, B.: Investigating Self-Regulation and Motivation: historical background, methodological developments, and future prospects. American Educational Research Journal, Thousand Oaks, v. 45, n. 1, p. 166-183, 2008.
3) Zimmerman, B.; Moylan, A.: Self-Regulation: where metacognition and motivation intersect. In: DUNLOSKY, John; HACKER, Douglas; GRAESSER, Arthur (Ed.). Handbook of Metacognition in Education. New York: Routledge, 2009. p. 299-315.
4) Spruce, R.; Bol, L.: Teacher Beliefs, Knowledge, and Practice of Self-Regulated Learning. Metacognition and Learning , New York, v. 10, p. 245-277, 2015.
5) Ganda, D. R., Boruchovitch, E.: A Autorregulação da aprendizagem: principais conceitos e modelos teóricos. Psic. da Ed., São Paulo, 46, 1º sem. de 2018, p. 71-80.

Fonte: Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA)