EQB488-Engenharia Bioquímica Exp I
Equipamentos e técnicas empregadas no cultivo de agentes microbianos aeróbicos e/ou facultativos em processos fermentativos. Pré-tratamento de matérias primas residuais. Preparo e esterilização de meios. Condução de processos fermentativos em Batelada. Inoculação e amostragem. Diferentes concepções para a produção de etanol, dentro do contexto de Biorrefinaria de segunda geração. Preparo e tratamento de amostras para análise em cromatografia líquida de alta eficiência. Destilação simples e/ou fracionada para obtenção e preparação de bebida alcoólica nos processos envolvendo a produção de etanol.

___BIBLIOGRAFIA BÁSICA___
1) BAILEY, J.E. & OLLIS, D.F., 1986. Biochemical Engineering Fundamentals, Mc Graw Hill.
2) SCHMIDELL, W., LIMA, U.S., AQUARIBE, E., BORZANI, W, 2001b. Biotecnologia Industrial: Processos Fermentativos e Enzimáticos, 3v. São Paulo Editora Edgard Blucher, 1º edição. 544 p.
3) PEREIRA JR., N., FERRARA, M.A. & BOM, E.P.S., 2008. Tecnologia de Bioprocessos. Séries em Biotecnologia, volume 1. ISBN 978-85-90 3967-2-7. Biblioteca Nacional.

___BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR___
1) Nilsen, J., Villadsen, J., Lidén, G., Biorreaction Engineering Principles, 2nd, Ed. Technical University of Denmark, Kluwer Academic/Plenum Publishers, 2003.
2) Borzani, Q., Lima, U.A., Aquarone, E., Processos Fermentativos e Enzimáticos, volume 3, Editora Edgar Blucher, 2001.
3) Pereira Jr., N; Bom, E. P. S. e Ferrara, M. A. Tecnologia de Bioprocessos. In Séries em Biotecnologia. Ed. Amiga Digital (RJ), 2008.
4) Pereira Jr., N.; Couto, M. A. P. G e Santa Anna, L. M. M. Biomss of Lignocellulosic Composition for fuel Ethanol Production within the contexto f Biorefinery. Series on Biotechnology. Ed. Amiga Digital (RJ), 2008.
5) Lima, N., Mota, M. Biotecnologia: Fundamentos e Aplicações. Ed. Lidel ? edições técnicas, ltda, 2003.

Fonte: Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA)