EQB590-Engenharia Bioquímica Exp II
Determinação da concentração celular de micro-organismos e sua aplicação. Cinética de crescimento microbiano. Determinação da taxa específica de crescimento. Medida do coeficiente volumétrico de absorção de oxigênio. Determinação de parâmetros e aspectos que influenciam a potência efetiva em sistemas de agitação mecânica. Condução de fermentação aerada e não aerada. Condução de processo em batelada, batelada alimentada e contínuo. Bioprocessos com células imobilizadas.

___BIBLIOGRAFIA BÁSICA___
1. Aiba, S., Humphrey, A. E., Millis, N., Biochemical Engineering, 2nd, Ed. University of Tokyo Press, Academic Press, 1973.
2. Borzani, Q., Lima, U. A., Aquarone, E., Biotecnologia Industrial, volume 2, Editora Edgar Blucher, 2001.
3. Bailey, J.E., Ollis, D. F. Biochemical Engineering Fundamentals, McGraw Hill Co, NY, 1977.

___BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR___
1. Nilsen, J., Villadsen, J., Lidén, G. Biorreaction Engineering Principles, 2nd , Ed. Technical University of Denmark, Kluwer Academic/Plenum Publishers, 2003.
2. Borzani, Q., Lima, U.A., Aquarone, E. Processos Fermentativos e Enzimáticos, volume 3, Editora Edgar Blucher, 2001.
3. Pereira Jr., N; Bom, E. P. S. e Ferrara, M. A. Tecnologia de Bioprocessos. In Séries em Biotecnologia. Ed. Amiga Digital (RJ), 2008.
4. Pereira Jr., N.; Couto, M. A. P. G e Santa Anna, L. M. M. Biomss of Lignocellulosic Composition for fuel Ethanol Production within the contexto f Biorefinery. Series on Biotechnology. Ed.miga Digital (RJ), 2008.
5. Lima, N., Mota, M. Biotecnologia: Fundamentos e Aplicações Ed. Lidel. Edições técnicas, Ltda, 2003.

Fonte: Sistema de Gestão Acadêmica (SIGA)