EDD006-Planej Sel Prod Material Didát | O material didático no espaço plural da educação básica. Planejamento, seleção e produção de materiais didáticos na área de linguagens.Estrutura do material didático, qualidade textual e elementos instrucionais. Práticas de ensino de Língua Portuguesa e suas Literaturas. Práticas de ensino de Línguas Estrangeiras numa
perspectiva multicultural. Educação antirracista e viés anticolonial da preparação de materiais didáticos. Autoralidade e docência. Programas governamentais de distribuição de livros didáticos. Políticas públicas do livro e da leitura no Brasil. Programas de avaliação de índices de desenvolvimento na Educação. Questões de gênero textual, múltiplos letramentos e produção de material didático. Oficinas de preparação de questões de Língua Portuguesa e suas Literaturas para a educação básica. Oficinas de preparação de questões de Língua Estrangeira e os diálogos com suas literaturas para a educação básica. Oficina de escrita criativa para alunos da educação básica. Práticas educacionais em língua portuguesa e suas literaturas em contextos não formais. Oficinas de leituração e de leitura dramatizada. Espaço de diálogo com docentes da educação básica.
___BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA___
1) ALMEIDA FILHO, J. C. P. de. Dimensões comunicativas no ensino de línguas. 4 ed. Campinas: Pontes, 2007.
2) ____________. Quatro estações no ensino de línguas. Campinas, SP: Pontes, 2012.
3) ALMEIDA, Rita de Cássia Santos. Jogos nas aulas de Português. Petrópolis: Editora Vozes, 2013.
4) AMENDOLA, Roberta & FERNANDEZ, Isabel Gretel Maria Eres. O livro didático de espanhol e a linguística aplicada: olhar o passado para projetar o futuro. In: Clarissa Menezes Jordão. (Org.). A Linguística Aplicada no Brasil: rumos e passagens. 1ed.Campinas: Pontes, 2016, v. 1, p. 337-363.
5) APOSTILAS comentadas com exercícios e questões relativas ao texto-base (?Teresinha?), produzidos por licenciandos da UFRJ, durante as aulas de Didática e Prática de Ensino de LP/Literaturas. (OBS.: As apostilas serão disponibilizadas para download em PDF.)
6) AVELEZA, Manuel. ?Origens, conceito e evolução do gênero fábula?. In: ESOPO. As fábulas de Esopo: em texto bilíngue grego português. 2. ed. Rio de Janeiro:Thex Ed., 2002. p. XXXI-LXII.
7) BARROS, E.M.D.; RIOS-REGISTRO, E.S. Experiências com sequências didáticas de gêneros textuais. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014.
8) BIESTA, Gert. ?Contra a aprendizagem: recuperando uma linguagem para educação numa era de aprendizagem?. In: Para além da aprendizagem: educação democrática para um futuro humano. São Paulo: Autêntica, 2017. (p.29-53).
9) BRASIL. MEC. Base Nacional Comum Curricular (ensino fundamental e ensino médio). Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/
10) BRASIL. Ministério da Educação; Secretaria de Educação Básica; Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão; Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Conselho Nacional de Educação; Câmara de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. Brasília: MEC; SEB; DICEI, 2013. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13448-diretrizes-curiculares-nacionais-2013-pdf&Itemid=30192.
11) BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais, 2009. Disponível em: portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf
12) CASTILHO, A. T. A língua falada no ensino de português. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2004.
13) CHIAPPINI, Ligia. ?Do manual: pelo manual? Outro manual? Contra o manual??. In: A reinvenção da Catedral: Língua, literatura, comunicação, novas tecnologias, políticas de ensino. São Paulo: Cortez Editora, 2005.
14) ____________. ?Gramática e literatura: desencontros e esperanças?. In: A reinvenção da Catedral: Língua, literatura, comunicação, novas tecnologias, políticas de ensino. São Paulo: Cortez Editora, 2005.
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