ACA075-Marketing Cultural e Consumo | Marketing Cultural: definição e aplicação prática. Diferença culturais: regionalização e internacionalização. Marketing de Experiências. Sociedade de consumo; consumo e modernidade; indivíduos e consumo: fatores de influências individuais e grupais. Consumo e Identidade. Classes sociais e grupos de referência e subculturas de consumo no mercado brasileiro. Consumo, representações e trocas simbólicas. Significados do Consumo. Narrativa midiática e construção do imaginário do consumo. Experiências no consumo. Consumer Culture Theory (CCT). Consumidores excluídos (baixa renda, deficientes, idosos etc.). Indivíduos e cultura: fatores de influência antropológicos e sociais.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
1) AHUVIA, A. Beyond the Extended Self: Loved Objects and Consumers´Identity Narratives. Journal of Consumer Research, v. 32, p. 171-184, 2005.
2) AHUVIA, A. C. If money doesn?t make us happy, why do we act as if does? Journal of Economic Psychology, v. 29, n. 4, p. 491-507, 2008.
3) ARAUJO, F.F.; BITAR, N.P.; SANTOS, M.M.A.S.; BAIÃO, M.R.; SILVA, T.C.P. Experiências de Consumo no Samba: Um estudo sobre o processo de significação da Feijoada Portelense. Revista Alceu, v. 20, p. 142-163, 2019.
4) ARAUJO, F.F.; TINOCO, C.F. A Influência da Religião no Comportamento do Consumidor: Um estudo exploratório do consumo de produtos judaicos. Revista Alceu, v. 16, n.31, p. 38-61, 2015.
5) ARNOULD, E.; THOMPSON, C. J. Consumer Culture Theory (CCT): Twenty Years of Research. Journal of Consumer Research, v.31, p.868-882, 2005.
6) ARNOULD, E.; WALLENDORF, M. Market-oriented ethnography: interpretation building and marketing strategy formulation. Journal of Marketing Research, v. 31, 1994.
7) BARBOSA, Lívia; CAMPBELL, Colin . Cultura, Consumo e Identidade. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2007.
8) BERTUOL, M.V.; SAMPAIO, C.H.; PERIN, M.G.; VIEIRA, M.H. Uma Análise dos Significados de Consumo de Vinho no Contexto de uma Confraria Feminina. Revista de Administração da UFSM, vol. 10, n. 2, 2017.
9) BOURDIEU, P. O poder simbólico. 7ª. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004, 322 p
10) BROWN, S. Marketing Science in a post modern world: introduction to the special issue. European Journal of Marketing, v. 31 (3/4), p. 167-182, 1997.
11) HIRSCHMAN, E.C.; RUVIO, A.; TOUZANI, M. Breaking bread with Abraham?s children: Christians, Jews and Muslims? holiday consumption in dominant, minority and diasporic communities. Journal of the Academy of Marketing Science, v.39, n.3, p. 429-448, 2010.
12) KOTLER, Phillip; KELLER, Kevin L. Administração de Marketing. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2018.
13) McCRACKEN, Grant. Cultura & Consumo. Rio de Janeiro: Ed. Mauad, 2003.
14) MCFERRAN, B.; DAHL, D.W.; FITZSIMONS, G.J.; MORALES, A.C. I?ll have What She?s Having: Effects Social Influence and Body Type on the Food Choices of Others. Journal of Consumer Research, vol. 36, 2010.
15) MIGUELES, C. (Org.). Antropologia do consumo: casos brasileiros. Rio de Janeiro: FGV, 2007.
16) PETER, J.; OLSON, J. Comportamento do Consumidor e Estratégia de Marketing. São Paulo: McGraw-Hill, 2009.
17) SOLOMON, Michael R. O Comportamento do Consumidor. 9a. Edição. Porto Alegre: Bookmann, 2016. |
|
|